Chicletes,os prós e os contras

Dr Carlos Loureiro Neto • dez. 02, 2016

Chiclete  (do náuatle: tziktli, AFI: [ˈtsiktɬi], lit. “coisa grudenta“), também conhecido como goma de mascar ou vulgarmente chiclé (Brasil), pastilha elástica ou simplesmente pastilha (Portugal), ou […]

Chiclete  (do náuatle: tziktli, AFI: [ˈtsiktɬi], lit. “ coisa grudenta “), também conhecido como goma de mascar ou vulgarmente chiclé (Brasil), pastilha elástica ou simplesmente pastilha (Portugal), ou chuinga (Moçambique e Angola ) é um tipo de confeito que é produzido para ser mastigado e não engolido. Tradicionalmente é produzido a partir do látex de uma árvore denominada chicle , um produto natural , ou a partir de borracha sintética conhecida como poli-isobutileno . Às bases da goma comummente são misturados açúcares, corantes e outros temperos , que são liberados no decorrer da mastigação , tornando-as palatáveis e largamente consumíveis.

 

  História

A origem do hábito de mascar chiclete é controversa. Alguns autores afirmam que o hábito de mascar gomas surgiu entre os índios da Guatemala , que mascavam uma resina extraída de uma árvore denominada chicle com a finalidade de estimular a salivação . Outros, que o hábito surgiu entre os Maias , no México , que mascavam uma goma obtida de um látex que escorria de cortes de uma árvore conhecida como Sapota zapotilla , hábito que os Astecas posteriormente assimilaram. Também na Grécia antiga era comum mastigar a resina de uma árvore chamada mastiche para lavar os dentes e eliminar o mau hálito.

Industrialmente, a produção do chiclete iniciou-se em 1872 quando o norte-americano Thomas Adams, Jr. iniciou a venda de pedaços de cera parafinada com alcaçuz.

história da marca CHICLETS quase se confunde com o surgimento da goma de mascar . Apesar da goma de mascar ter sido inventada em 1848, foi somente no início do século 20 , quando o senhor Frank H. Fleer , proprietário de uma empresa de mesmo nome, resolveu recobrir a goma de mascar com confeito (uma espécie de casca feita de amêndoa ), que a tradicional marca foi criada . Batizou seu novo produto de CHICLETS e o lançou no mercado em 1906. O sucesso foi tão grande que anos depois, em 1914 , a marca seria comprada pela empresa American Chicle Company, fundada por Thomas Adams , justamente o inventor da goma de mascar. Sua nova proprietária iniciou uma ampla campanha de popularização da marca , lançou novos sabores , como por exemplo, tutti-fruti, e novos formatos como o CHICLETS TINY ( pequenos chicletes quadradinhos coloridos ), este último introduzido em 1962 .

As duas grandes guerras mundiais , principalmente a segunda, contribuíram para o aumento da popularidade da pastilha elástica , não só nos EUA mas também um pouco por todo o mundo. Era tida como terapia relaxante para o stress diário de que as pessoas eram vítimas . E também para evitar o congelamento dos músculos da mandíbula durante as emboscadas noturnas.

Com o a umento do seu consumo , os fabricantes tiveram de procurar novos produtos que substituíssem as resinas naturais . Surgiram novos tipos ( sem açúcar, com novas cores, novos sabores, novos formatos , etc.) e novas marcas de pastilhas.

No Brasil, a fabricação e a venda do produto iniciou-se em 1945, sendo Natal a primeira cidade brasileira a conhecer o produto, e usá-lo.

Muitas escolas não permitem o consumo de chiclete durante as aulas , porque acreditam que desvia a concentração dos alunos, dificulta a leitura e pelo receio de que os alunos dispensem a goma em lugares indevidos.

  Benefícios

Os ácidos secretados por bactérias tendem a dissolver os dentes em processo muito lento, causando cavidades e formando a cárie . O processo de mastigação da goma aumenta em até dez vezes a produção de saliva , que ajuda a neutralizar os ácidos , principalmente aqueles produzidos após a ingestão de carboidratos fermentáveis presentes no pão, bolos e doces. O hábito de mascar chiclete vai certamente reduzir esse dano.

Além disso, a saliva estimulada pela mastigação atua também como um mecanismo natural de reparação da estrutura dental , pois promove a remineralização e ainda elimina da boca os compostos responsáveis pelo mau hálito.

Na hora de mascar, escolha uma goma sem açúcar . Para garantir tais benefícios , o chiclete deve ser mastigado por 20 minutos. Goma de mascar com Xilitol reduz a quantidade de bactérias e seus efeitos nocivos em cinco minutos de uso.

Muitos médicos alertam que as gomas devem ser mastigadas apenas por cerca de 10 ou 15 minutos depois de comer, pois pode provocar problemas de acidez no estômago (veja abaixo em Malefícios ).

Mas você sabia que aquelas gomas que não contêm açúcar , além de não causarem cáries , podem te ajudar a emagrecer e a ficar com o corpo mais em forma ? Esse é o resultado de uma pesquisa realizada por cientistas do Centro de Pesquisas Biomédicas Pennington, na Lousiana (EUA) . Segundo o estudo, pessoas que mascam chicletes sem açúcar regularmente consomem menos guloseimas e, portanto, têm uma ingestão menor de caloria ; Os voluntários reportaram uma diminuição com relação à sensação de fome e desejo por doces . Também relataram sentir que seu nível de energia se manteve o mesmo durante o dia e ficaram menos sonolentos.

Gomas de mascar foram associadas com maior agilidade e um humor mais positivo . Tempos de reação foram mais rápidos , e este efeito tornou-se maior à medida que a tarefa ficou mais difícil. Gomas de mascar também melhoraram a atenção seletiva e sustentada . A frequência cardíaca e os níveis de cortisol foram maiores ao mastigar o que confirma o efeito de alerta de goma de mascar .

  Malefícios

açúcar do chiclete serve como alimento para bactérias que atuam na descalcificação dos dentes , provocando o aparecimento de cáries .

Quando se masca o produto , o organismo entende que vai haver o início do processo de digestão , aumentando, portanto, a acidez do estômago . Só que como não vai ser ingerido qualquer alimento , este ácido atinge as paredes estomacais, causando desconforto, úlcera, gastrite e até gases.

Como este hábito aumenta o contato entre os dentes , pode provocar desgaste e fadiga precoce do esmalte , levando ao aparecimento de trincas e fraturas, inclusive de restaurações e próteses.

Agende sua consulta!