A importância da comunicação não verbal

Dr Carlos Loureiro Neto • dez. 02, 2016

Comunicação não verbal é uma comunicação sem palavras, ou seja, através de gestos, sorrisos, movimentos dos olhos, toques, volume da voz e, até mesmo através do […]

Comunicação não verbal é uma comunicação sem palavras , ou seja, através de gestos, sorrisos, movimentos dos olhos, toques, volume da voz e, até mesmo através do silêncio ocorre uma comunicação .

Segundo Lilian Riskalla , consultora de Imagem e comportamento , 30 segundos é o tempo que leva para alguém formar uma lista inteira de impressões sobre seu caráter e habilidades. Ressalta ainda que os julgamentos que fazemos sobre alguém no nosso primeiro encontro são muito poderosos e difíceis de mudar. Em um encontro inicial nós tendemos a tratar os outros como objetos dando ênfase a como eles se parecem e soam a você.

ser humano consegue, por meio da interpretação de gestos , captar o que o falante quer dizer nas entrelinhas. Pesquisa realizada por James Kouzes e Barry Posner , autores do best-seller “O Desafio da Liderança” , revela que apenas 7% do impacto da comunicação é passado pela fala. Já as expressões não verbais contribuem com 55% da mensagem que se quer dar. Os 38% restantes ficam por conta das características vocais do emissor (entonação, ênfase, colocação vocal, volume da voz ).

As mensagens da comunicação não verbal podem comunicar sentidos específicos . Quando uma pessoa gosta de outra, sinaliza-o primeiro, através de sinais não verbais e depois por mensagens verbais.

As mãos, postura, gesto e olhares passam mensagens , às vezes contrárias às proferidas pela fala levando o mundo corporativo a analisar com cuidado a questão. Prova disso são treinamentos voltados para o aprimoramento da comunicação não verbal destinados a executivos.

expressão facial é a forma mais comum de demonstrar emoções . Fisiologistas estimaram que o rosto humano é capaz de gerar cerca de 20.000 expressões diferentes .

A importância do sorriso:

sorriso , provavelmente é expressão facial que melhor rompe barreiras e aproxima as pessoa s, tanto em relacionamentos sentimentais , quanto profissionais. Pode dissipar uma angústia , se for simpátic o, ou aumentá-la se for sarcástic o; pode estimular um trabalho , se for de aprovação , ou desanimar quem trabalha se for cínico ; pode criar uma amizade , se for sincero e transparente e pode humilhar de modo irreversível se não for autêntico e espontâneo.

Ter um sorriso agradável , face harmônica e hálito pur o, além de sinal de saúde , pode contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida . A auto-estima se constrói desde a infância, mas pode ser reconstruída a qualquer tempo. Ter saúde, sorrir e ser feliz é viver bem!

Na próxima matéria falaremos a respeito dos cuidados com os dentes na hora de sorrir…

Dentista em São Paulo – Dr. Carlos Loureiro :  Rua Samuel Morse, 120 CJ. 164 | Brooklin | São Paulo | SP

Agende sua consulta!