Dr Carlos Loureiro Neto • dez. 02, 2016
A chupeta e mamadeira devem ser retiradas até os dois anos de vida. A partir desta fase, a chupeta, além de não ter função nenhuma, pode […]
A chupeta e mamadeira devem ser retiradas até os dois anos de vida . A partir desta fase, a chupeta , além de não ter função nenhuma , pode atrapalhar o alinhamento dos dentes e da correta movimentação da língua durante a fala, causar flacidez da musculatura facial e favorecer a presença de respiração bucal . Quanto maior a duração, freqüência e intensidade com que a criança utilize os hábitos bucais ( chupeta, dedo, mamadeira ), maiores poderão ser essas alterações. Dicas úteis Após os 12 meses , ir substituindo a mamadeira pelo copo com canudo . Quando o bebê adormecer e parar de sugar a chupeta , retirá-la da boca . Evite d eixar a criança a partir dos 6/7 meses de idade com a chupeta enquanto ela estiver acordada, pois esta só funcionará como uma rolha , prejudicando a fala. A mastigação é uma função condicionada e aprendida , necessitando de treino . Isso se iniciará a partir do sexto ou sétimo mês de vida independente dos primeiros dentes já terem erupcionados .
Deve-se oferecer à criança , mordedores de látex incolor, tirinhas de carne e pedaços de pão . As papinhas e legumes devem ser apenas amassados com garfo e oferecidos com a colher pequena (a grande dificulta o v edamento labial e não cabe na boca do bebê ). A dentição decídua ( de leite ) estará completa apenas aos três anos , mas a criança a partir de um ano e meio de idade já pode s e alimentar de forma semelhante ao adulto com os dentes que possui e a gengiva , realizando uma etapa importante no amadurecimento da mastigação .
Dicas úteis (fonte: A mamentação, Hábitos Orais e Mastigação de Patrícia Junqueira ) Dê preferência a alimentos mais consistentes e fibrosos , como cenoura e beterraba , frutas com casca , pão francês etc. porque eles auxiliam e fortalecem os músculos e ossos da face . Assim que o pediatra liberar , ofereça todos os tipos de alimentos: cereais, grãos, verduras, frutas, legumes, carnes etc. Deste modo, ele terá a chance de conhecer e apreciar os mais variados tipos de sabores, consistências e texturas . Permita que o bebê faça as refeições junto com toda a família a partir do momento em que ele sente no cadeirã o. Respeite o horário e local de alimentação . Evite que ele se alimente sozinho em frente à televisão . Evite substituir as refeições por lanches e salgadinhos . Esses alimentos podem ser gostosos, mas não exigem da criança um esforço para mastigar e exercitar a região oral.
Elas podem prejudicar o alinhamento dos dentes, além de dificultarem a movimentação da língua. Por Solange Dorfman – Fonoaudiologia | Fonte: UOL