Dr Carlos Loureiro Neto • jan. 10, 2017
A toxina botulínica é uma grande aliada para tratamentos de bruxismo e/ou apertamento dental e principalmente para pacientes com dor facial crônica e enxaqueca tensional. Quando […]
A toxina botulínica é uma grande aliada para tratamentos de bruxismo e/ou apertamento dental e principalmente para pacientes com dor facial crônica e enxaqueca tensional .
Quando aplicada, diminui consideravelmente a força das contrações musculares que contribuem para a dor facial , proporcionando grande alívio. Com isso a toxina botulínica pode ter um papel vital na eliminação ou redução da dor facial, enxaqueca tensional, do hábito de apertamento e/ou bruxismo, aumentando a longevidade dos dentes naturais, restaurações, coroas e próteses extensas. Importante ressaltar que a toxina botulínica não substitui o uso das placas oclusais sendo, apenas, uma coadjuvante do tratamento.
Pode ser usada como terapia alternativa ou complementar nos tratamentos dos “sorrisos gengivais”, onde normalmente se tem a indicação da cirurgia de gengiva , ortodontia e cirurgia ortognática para resultados definitivos. Com o uso de poliamidas para preenchimento, que aumenta o volume dos lábios, e a aplicação da toxina botulínica, os músculos elevadores do lábio são enfraquecidos, impedindo de elevá-lo tão alto quanto antes. Com a mesma finalidade, ao diminuir a elevação do lábio superior, é possível esconder defeitos ósseos e gengivais, devolvendo a segurança e autoestima ao paciente.
Tais procedimentos devem ser feitos cuidadosamente, preservando as atividades normais como comer, sorrir, beijar e falar . Como qualquer tratamento odontológico , é necessário avaliar criteriosamente as alternativas e opções que melhor contemplem as necessidades de cada paciente.
Como a toxina botulínica é metabolizada, seu efeito dura de 3 a 6 meses, dependendo de cada paciente. As reaplicações tendem a ter seu efeito mais prolongado. Com isso, existe a necessidade de retratamento 2 a 3 vezes por ano.
Os efeitos iniciais aparecem em 48 horas e seu pico de ação, em 2 a 3 semanas. Já os preenchimentos dérmicos têm os resultados imediatos com duração de 1 a 2 anos.
Além das vantagens funcionais descritas acima, devemos ressaltar a alternativa de tratamento disponível em nossa clínica, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes portadores dos quadros dolorosos tensionais crônicos, para diminuir os efeitos deletérios causados pelo apertamento e bruxismo, preservação das estruturas dentais e uma alternativa pouco invasiva para harmonização do sorriso.
Há alguns meses foi liberado, para dentistas, o seu uso para tratamentos cosméticos , ou seja, para atenuar rugas de expressão na testa, nariz, lateral de olho, etc.
Carlos Loureiro Neto
Odontologia estética
www.carlosloureiro.com.br
Rua Samuel Morse, 120 Cj. 164
São Paulo SP 04576-060
Telefone: 11 5102-2425