Um sorriso saudável começa com bons hábitos

É um prazer recebê-l[o/a] em nossas midias sociais e será uma honra tratá-l[o/a] . A seguir algumas dicas para manter sua boca saudável, aumentando a longevidade de seus dentes e do tratamento realizado.

– A cárie é uma das doenças bucais mais observadas, que se desenvolve a partir de dentes susceptíveis, associado a um consumo muito alto de alimentos açucarados e também ao número de vezes por dia que se consome esse tipo de alimento. Portanto, refrigerantes, bebidas adoçadas, doces, balas, pirulitos, bolachas recheadas devem ter o seu consumo reduzido. 

– Use fio dental e escove seus dentes após cada refeição. Dê preferência a escovas pequenas, arredondadas, com cerdas macias, retas e uniformes. Sugerimos a Edel white. ultrasoft. Desenhos arrojados não são indicadores de eficiência.

– A escovação mais importante deverá ser feita antes de dormir, pois o alimento deixado na boca será utilizado pelas bactérias, aumentando o risco de cárie e doença gengival. Lembre-se de que durante a noite temos uma redução da produção de saliva que protege os dentes e neutraliza os ácidos produzidos pela placa bacteriana.

– Todas a pastas dentais contêm flúor, com exceção das indicadas para crianças pequenas (0 a 5 anos) que ainda engolem a espuma. As pastas em gel transparente costumam ser mais abrasivas que as demais, por isso dê preferência às opacas. Mude frequentemente de marca comercial.

– Não acredite em escovas elétricas, jatos de água e propagandas de produtos de higiene bucal que prometem longos tempos de proteção. Não existe milagre. Isto diminui a importância da higiene após as refeições e não substitui a adequada técnica de escovação manual. Recursos extras são indicados em casos de dificuldades motoras, como fratura de braços, mãos, AVC e pós-cirurgias.

– Se não puder escovar os dentes após determinada refeição, procure mastigar maçã e/ou usar chicletes sem açúcar e com xilitol (Valda), pois estes recursos poderão auxiliar na prevenção de cáries.

– Com uma higiene adequada, o uso freqüente de soluções de enxágues e bochechos não é necessário. O uso crônico de agentes químicos bactericidas pode causar alteração da flora microbiana da boca. Soluções que têm álcool em sua composição, como Listerine, causam desnecessária agressão para a mucosa bucal. Se possuir dentes naturais, use apenas soluções de flúor como Fluorgard, Reach ou fórmula manipulada para bochechos diários, durante 1 minuto antes de dormir. Isto diminuirá o risco de cárie.

– Se for usuário de algum tipo de prótese, nos questione quanto ao uso de fios e escovas especiais disponíveis no mercado.

– Evite o uso de açúcar nas bebidas, bem como a alta freqüência de bebidas açucaradas durante o dia, sem algum tipo de higiene dental.

– Evite hábitos de morder tampa de caneta, lápis, gelo, balas, unhas, pois isto causará o aparecimento precoce de trincas e/ou fraturas em seus dentes. O uso contínuo de chicletes também pode desgastar os dentes precocemente.

– Se observar que durante o dia e/ou noite, você aperta ou range os dentes, deveremos providenciar uma placa oclusal, prevenindo desgaste, trincas, fraturas e conseqüente perda de restaurações, próteses e dentes naturais.

– Se você ou conhecido pratica esporte de contato e/ou lutas marciais, está indicado um protetor bucal personalizado para prevenir pequenos traumas e até perda de dentes. Os de uso genérico nem sempre se adaptam bem e têm proteção limitada.

Acreditamos que estas dicas têm um caráter preventivo importante e devem fazer parte de um processo de reeducação alimentar e de higiene, contribuindo para maior longevidade de dentes naturais e de trabalhos recém executados. Passe estas informações para seus familiares e amigos.

Caso tenha alguma sugestão ou dúvida, não hesite em nos questionar.

Atenciosamente,

Carlos Loureiro Neto

Agende sua consulta!