Dr. Carlos Loureiro • out. 17, 2018
Holístico ou holista é um adjetivo que classifica a alguma coisa relacionada com o holismo, ou seja, que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e […]
Holístico ou holista é um adjetivo que classifica a alguma coisa relacionada com o holismo, ou seja, que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. A palavra holístico foi criada a partir do termo holos, que em grego significa “todo” ou “inteiro”.
Quando um problema é tratado de forma isolada, pode-se esperar um resultado imediato, porém com efeitos colaterais tardios. A visão holística na saúde, pode minimizar esse efeito, e considera que o paciente deve ser tratado em sua totalidade, unindo a medicina tradicional, psicologia, ciência, fatores externos e emocionais como parte do problema a ser solucionado.
A odontologia do século XXI procura ter uma visão global do paciente, levando em consideração diversos aspectos através da integração das especialidades. Para isso é necessário se aprofundar em temas distintos da profissão integrada com a medicina e demonstrar interesse pelo paciente acima de tudo.
A disponibilidade de informações exige um novo posicionamento profissional. A saúde, de uma maneira geral está em transformação, o paciente deixou de acreditar sem questionar os argumentos oferecidos, e hoje, participa ativamente das decisões, desde o diagnóstico até a solução do problema. A visão holística, oferece a possibilidade de lidar com esse paciente, orientar, ensinar, tentar compreendê-lo integralmente em seus mais profundos anseios.
A visão holística favorece o processo de humanização influenciando os profissionais, pacientes e as relações entre eles.