Blog Post

Como o piercing influência na higiene bucal?

Dr. Carlos Loureiro • set. 06, 2018

Enfeite dental: uma opção segura para diferenciar seu sorriso Se destacar por um belo sorriso é o desejo de muitas pessoas. A vontade de se diferenciar […]

Enfeite dental: uma opção segura para diferenciar seu sorriso

Se destacar por um belo sorriso é o desejo de muitas pessoas. A vontade de se diferenciar pode ir além, e optar por colocar um adereço no dente é uma opção simples e segura. Enfeitar o sorriso é uma prática que remonta a costumes de civilizações milenares. Antigamente, em culturas como a egípcia, ornamentar os dentes era sinônimo de status e alta posição hierárquica.

Atualmente, graças aos avanços tecnológicos que vem sendo aprimorados desde a década de 1970, o enfeite é colado como um bracket, normalmente usado em aparelhos ortodônticos. “O dente é preparado com ácido fosfórico, que causa uma micro desmineralização na região para que o adesivo possa aderir ao esmalte. Esse procedimento não gera dor e nem desgaste perceptível. Logo após essa etapa é feita cimentação adesiva e colocada a peça”, explica a dentista Maria Lucia Zarvos Varellis (CROSP 26107), membro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Varellis explica que a técnica deve ser muito bem executada, utilizando a menor quantidade possível de cimento, pois algum micro excesso da substância pode favorecer a retenção de corantes e restos alimentares causando danos à estrutura dentária. Após colocar a peça, que pode ser feita com material nobre (como ouro) ou ser uma bijuteria, é preciso tomar alguns cuidados, como não comer alimentos muito duros (o que pode favorecer o descolamento do adereço), além de manter uma ótima higiene bucal.

Por ser minimamente invasiva, a aplicação desse tipo de enfeite apresenta vantagens em relação aos piercings geralmente colocados nos lábios e na língua. Segundo presidente da Academia Brasileira de Odontologia Estética, Carlos Loureiro Neto (CROSP 29722), uma perfuração na mucosa, por exemplo, pode causar infecções e lesões, inclusive pela dificuldade de higiene do local. O piercing colocado na língua, devido ao seu tamanho e formato, pode causar rachaduras nos dentes. Já o adereço dental, por ser colado, e muito pequeno, não traz danos a estruturas bucais e tem a possibilidade de ser removido sem nenhum efeito indesejado.

Varellis salienta que é preciso refletir na hora de optar por um tipo de enfeite que pode causar danos à saúde. “No caso da língua e do lábio é necessário ter consciência de que se o local é submetido a um trauma constante, a aplicação do adereço pode levar ao surgimento de lesões pré cancerizáveis”, afirma a dentista. A profissional destaca ainda a importância de consultar um dentista caso se tenha a vontade de colocar enfeite na boca, para ser informado dos possíveis danos que o objeto pode causar.

Tenha o acesso exclusivo para a entrevista sobre esse assunto para o site MSN clique aqui