Blog Post


Harmonização orofacial

Dr. Carlos Loureiro • fev. 14, 2019

Harmonização orofacial é uma expressão muito usada recentemente e vem ajudando muitas pessoas a reconquistarem a autoestima. Olhar no espelho e gostar do que vê, ajuda […]

Harmonização orofacial é uma expressão muito usada recentemente e vem ajudando muitas pessoas a reconquistarem a autoestima. Olhar no espelho e gostar do que vê, ajuda no processo de auto aceitação e proporciona uma vida mentalmente saudável.

A odontologia mudou e evoluiu. Não nos basta apenas harmonizar o sorriso com a face. O “sorriso jovem” muitas vezes não combina com o restante da face. O rejuvenescimento não será completo se não modificarmos características como rugas, marcas na pele, sulcos, lábios e músculos com a intensão de oferecer equilíbrio estético e funcional, propondo suavizar e harmonizar a imagem facial.

Para aplicar tais procedimentos, o profissional deveria fazer um curso de especialização, que acaba de ser regulamentado e, por isso, sempre tenha certeza de estar nas mãos de um profissional experiente e qualificado.  O cirurgião-dentista, grande conhecedor da anatomia da cabeça e do pescoço, passou a partir de então a ter um papel importante também em recursos estéticos e terapêuticos.

A harmonização orofacial corrige pequenas imperfeições no rosto sem a necessidade de passar por cirurgias maiores e conta com vários procedimentos como toxina botulínica, preenchedores, fios de sustentação, pequenas micro intervenções cirúrgicas, etc. São, na verdade, bastante simples quando executadas por um especialista, com profundo conhecimento anatômico e com todas as medidas de segurança tomadas.

As toxinas botulínicas são as mais populares e procuradas por atenuarem as rugas de expressão da testa, olhos, nariz, ao redor da boca, no queixo e pescoço, sorriso gengival, enxaquecas e cefaleias tensionais e coadjuvantes para tratamento de  bruxismo.

O preenchimento labial tornou-se o mais requisitado. Com um estudo de proporcionalidade, o aumento dos lábios superiores e inferiores são feito com o ácido hialurônico e produz um resultado praticamente imediato oferecendo sensualidade ao terço inferior da face.  Com a mesma intenção, pequenas depressões da pele e sulcos profundos, como o “bigode chinês”, olheiras, biomodelação do nariz e malar também  são tratados com estes materiais.

Os fios de sustentação promovem o efeito de levantar e sustentar as estruturas do rosto para driblar a flacidez da pele, melhorando e rejuvenescendo muito a aparência.

Novos recursos estão aparecendo e estamos atentos à sua pertinência de incluir em nossa rotina clínica.

Share by: