Blog Post


Influência da mídia e bom senso

Dr. Carlos Loureiro • nov. 07, 2019

Com a influência da mídia, temos encontrado um número cada vez maior de pessoas preocupadas e exigentes com o bem-estar físico e auto-imagem, que é norteada por valores […]

Com a influência da mídia, temos encontrado um número cada vez maior de pessoas preocupadas e exigentes com o bem-estar físico e auto-imagem, que é norteada por valores da comunidade e influenciada por fatores psicológicos e hereditários. É crescente o número de pacientes procurando tratamentos meramente estéticos e cosméticos na tentativa de aprimorar ou resgatar sua auto-estima. A busca insana por um sorriso considerado ideal ou “de modelo” tem levado pacientes (jovens inclusive) e profissionais a optarem por tratamentos mais rápidos, invasivos, gerando desgaste dental. Lembre-se que o desgaste é irreversível.

É importante determinar quais os desejos, valores e resultados esperados pelos pacientes para que se possa estabelecer uma estratégia de tratamento que se aproxime ou supere suas expectativas. Temos como rotina oferecer opções de tratamentos, sempre com enfoque conservador e preventivo, objetivando longevidade e estabilidade dos casos tratados. Os controles de pacientes tratado há mais de 20 anos têm comprovado que estamos no caminho certo.

É muito bom ser dentista hoje, face aos inúmeros recursos artísticos e tecnológicos disponíveis. Temos técnicas, materiais e equipamentos com evidência  científica que justificam sua inclusão em nossa prática diária. Em oposição temos um marketing agressivo e anti-ético de profissionais e empresas diretamente aos consumidores, prometendo técnicas e resultados milagrosos, rápido e “maravilhosos”. Não é possível tratar os pacientes como uma mercadoria padronizada, sempre do mesmo jeito. Cada caso é um universo diferente sob os aspectos bucais, emocionais e psicológicos.

Share by: