Blog Post

Cuidado! A doença periodontal pode ser um importante fator de risco sistêmico

Dr. Carlos Loureito • mar. 03, 2020

Por Francina María Escobar Arregoces - Periodontista. Grupo de pesquisa sistêmica periodontal do Centro de Pesquisa Odontológica (CIO) da Pontificia Universidad Javeriana, assessora a área de pesquisa estratégica da Associação Colombiana de Faculdades de Odontologia (ACFO)

Introdução

A relação doença periodontal e condições sistêmicas não é uma questão nova. Hipócrates (460.-370 AC) mencionou que a erradicação de infecções bucais parecia aliviar os pacientes de problemas reumáticos.

Aristóteles (384-322 AC), pai da biologia, primeiro anatomista dental, apontou que "as pessoas que tinham mais dentes eram as que mais viviam". Galen (201 - 166 AC), médico e filósofo, cujo pensamento exerceu profunda influência sobre a medicina praticada no Império Bizantino, enfatizou a inter-relação entre a cavidade oral e outras doenças sistêmicas.

Nos últimos anos, foi estudado e aprofundado o conceito de que a periodontite pode ter um efeito modulador etiológico, ou seja, ser um fator de risco em diversas doenças e condições sistêmicas (gravidez, diabetes, parto prematuro, baixo peso ao nascer), com acentuada importância em relação às condições cardiovasculares.

Doença periodontal: por que é um risco sistêmico?

A doença periodontal é uma patologia de natureza infecciosa e crônica, que causa inflamação e destruição dos tecidos que circundam e sustentam os dentes (gengiva, tecido conjuntivo e osso alveolar). Sua etiologia primária é o biofilme (anteriormente chamado placa bacteriana).

O acúmulo de bactérias suficientes pode induzir uma importante resposta inflamatória com o aumento de interleucinas inicialmente nos tecidos periodontais. Por outro lado, a bolsa periodontal (que é uma ferida, porque a continuidade do epitélio é perdida) é uma fonte renovadora de mediadores inflamatórios como IL 1, IL 6, IL 10, TNF alfa e prostaglandinas na circulação geral.

A partir daí, poderiam induzir e perpetuar os efeitos sistêmicos, promovendo a presença de interleucinas e a liberação e aumento de proteína C-reativa e fibrinogênio, com impacto secundário nos processos de coagulação, trombose, atraso na fibrinólise, agregação plaquetária, adesão e formação de células de espuma. No caso particular da PGE2, seu aumento sistêmico induzido pelas bolsas periodontais pode produzir estimulação endometrial em mulheres grávidas e estimular o parto prematuro.

Vamos analisar, então, como a doença periodontal pode estar relacionada a doenças cardiovasculares, diabetes e parto prematuro.

Relação entre doença periodontal e doença cardiovascular

A relação entre doença cardiovascular e doença periodontal pode ser analisada de duas maneiras principais: pela infecção direta de microrganismos periodontais patogênicos nos vasos sanguíneos e pela estimulação de uma resposta inflamatória sistêmica que contribui para a arteriosclerose.

A presença de microrganismos em locais afastados das artérias coronárias pode causar alterações sistêmicas que predispõem ao desenvolvimento ou complicação da doença aterosclerótica nos vasos coronários.

Entre os mecanismos postulados está a similaridade molecular (mimetismo molecular) dos componentes microbianos que produz uma reação autoimune na parede vascular.

Além disso, as citocinas podem induzir alterações nas lipoproteínas e predispor indiretamente à arteriosclerose. Infecções sistêmicas podem resultar em distúrbios da reatividade vasomotora e produção de óxido nítrico, alterando a função do endotélio.

No curso da resposta imune à agressão periodontal, ocorrem eventos que levam a um aumento na liberação local de mediadores da inflamação (TNF a, IL-1b, PGE2, IL-6, etc.), que, quando passados ​​para a torrente O sangue, devido à vasodilatação do evento imunológico local, resulta em aumento sérico de mediadores pró-inflamatórios, os quais têm sido relacionados à formação de ateromas, acelerando o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Relação entre doença periodontal e diabetes mellitus

O efeito da doença periodontal no diabetes tem sido relacionado ao achado de que a infecção periodontal altera o estado endócrino metabólico, o que leva à dificuldade de controlar a glicose no sangue e aumenta a resistência à insulina.

A infecção Gram-negativa crônica e endotoxemia crônica, como a que ocorre na doença periodontal, resultam em uma alta produção de IL1 Beta FNT alfa, IL6. Essas citocinas podem induzir resistência à insulina e agravar o controle metabólico em pacientes diabéticos.

O efeito da terapia periodontal no controle glicêmico também foi estudado, a fim de analisar se o tratamento da doença periodontal melhora o controle glicêmico.

Nesse sentido, Steward et al. Eles sugeriram que, seguido da terapia periodontal, houve uma melhora acentuada no controle glicêmico em indivíduos com diabetes tipo 2 quando comparados aos pacientes que não receberam tratamento periodontal.

A doença periodontal e o diabetes podem ser um fator de risco para doenças cardiovasculares. Nesse sentido, Escobar Latorre et al. Em 2015, eles conduziram um estudo de caso-controle para avaliar o impacto do diabetes e da doença periodontal no PCR Us, em pacientes com e sem infarto agudo do miocárdio (IAM).

Os resultados mostraram que pacientes com infarto agudo do miocárdio, diabetes e doença periodontal apresentaram níveis de proteína C reativa de 6,16 mg / L.

Concluiu-se que tanto o diabetes quanto a periodontite crônica podem aumentar a resposta inflamatória sistêmica, aumentando os níveis de PCR e podem atuar como doenças comórbidas no infarto agudo do miocárdio.

A infecção periodontal altera o estado endócrino metabólico, o que leva à dificuldade de controlar a glicose no sangue e aumenta a resistência à insulina.

Relação entre doença periodontal e parto prematuro

O nascimento prematuro é considerado a segunda causa mais comum de morte em crianças menores de cinco anos após pneumonia. Todos os anos, um milhão de bebês prematuros morre. Além disso, o nascimento prematuro pode causar comprometimento do crescimento, distúrbios cognitivos, visuais e problemas de aprendizado.

As evidências atuais sugerem que o nascimento prematuro se origina principalmente em infecções ascendentes da vagina, colo do útero ou pela disseminação hematogênica de fontes não genitais.

A periodontite materna representaria uma fonte não genital de microrganismos, que pode rotineiramente entrar na circulação e ter, direta ou indiretamente, um potencial de influenciar a saúde da unidade materno-fetal.

A infecção periodontal e seus patógenos geram fatores de virulência e, como consequência, aumentam citocinas como TNF-a, IL-1, IL2, IL-6 e mediadores inflamatórios como PGE2, que podem precipitar contrações uterinas antes do tempo necessário.

Escobar Latorre et al. em 2016 e Latorre et al. Em 2018, em nosso país, eles analisaram a presença de doença periodontal, citocinas pró-inflamatórias e prostaglandina E2 em gestantes com alto risco de parto prematuro.

Os resultados mostraram que pacientes com doença periodontal apresentaram maiores valores de citocinas (IL-2, IL-6, IL-10, TNF-α) e PGE2. Pacientes com alto risco de nascimento prematuro apresentaram níveis mais altos de interleucinas quando comparados a pacientes com baixo risco de nascimento prematuro. A PGE2 estava aumentando à medida que a gravidade da doença periodontal aumentava.

Concluiu-se que em pacientes grávidas a doença periodontal pode aumentar a resposta inflamatória sistêmica e aumentar os níveis de PGE2 e citocinas inflamatórias sistêmica.

Consideração final

A doença periodontal é uma doença crônica, geralmente assintomática, com a qual o ser humano pode viver desde tenra idade até morrer. Pensa-se que seu principal problema é que isso contribui para a perda de dentes. Mas adicional à perda de dentes deve ser levado em consideração, devido ao seu impacto na fisiopatologia das condições sistêmicas.

Importante no campo da saúde pública. Devido aos mesmos mecanismos de infecção e inflamação sistêmica relacionados principalmente a doenças cardiovasculares, diabetes e parto prematuro, a doença periodontal tem sido relacionada a outras patologias como hipertensão, apneia obstrutiva do sono, dislipidemia, disfunção erétil, obesidade, doença cerebrovascular e mais recentemente com Alzheimer.

Com base no exposto, agora é importante que os órgãos médicos e odontológicos realizem um gerenciamento interdisciplinar de seus pacientes, onde os médicos param de tratar corpos sem boca e os dentistas param de tratar bocas sem corpos, unindo esforços para o controle adequado e tratamento da doença periodontal, visualizando-a como fator de risco para patologias sistêmicas com alto impacto na morbimortalidade em todo o mundo.

Traduzido de : https://epicrisis.org/2019/09/11/cuidado-la-enfermedad-periodontal-puede-ser-un-importante-factor-de-riesgo-sistemico/